Encontre-nos no Facebook
Siga-nos no Twitter
Nosso Canal no YouTube

Artigos

Higiene em Pizzarias

 

          Nos últimos anos houve um expansivo crescimento de pizzarias. São Paulo já é a segunda cidade do mundo, onde se consome o maior número de pizza, perdendo apenas para Nova York.

          Entretanto um estudo realizado pela Secretaria da Saúde do estado de São Paulo entre 2005 e 2006, concluiu que as pizzarias lideram a relação de estabelecimentos comerciais do setor de alimentação que apresenta maior falta de higiene.

          A falta de higiene seja na preparação dos alimentos, conservação ou armazenamento pode provocar a intoxicação alimentar. A intoxicação alimentar é uma doença infecciosa que acomete pessoas que tenham consumido alimento contaminado por parasitas ou por bactérias, bolores e as toxinas produzidas por estes microorganismos. Os sintomas da intoxicação variam de dores de cabeça, cólicas, febre, náuseas, vômitos e diarréia e ocorrem, geralmente, até 12 horas após a ingestão do alimento contaminado.

          Os principais problemas de falta de higiene encontrados nas pizzarias estão relacionados com a manipulação de alimentos, tratamento de água e esgoto e instalações inadequadas. Para tanto é imprescindível cuidados com a higiene pessoal dos funcionários, uso de uniformes limpos e em bom estado, boas práticas de manipulação e higiene, limpeza adequada das instalações e equipamentos, conservação adequada dos alimentos, recheios, molhos que serão usados e etc.

          Os consumidores não precisam deixar de saborear as pizzas, porém é necessário conhecer as pizzarias e verificar se elas apresentam algum controle de qualidade em relação às normas sanitárias.

          A Saúde Viver Consultoria e Assessoria em Nutrição entendendo as necessidades do mercado elaborou uma proposta diferencial para o setor de pizzarias que vai além de um sistema de controle de qualidade para adequação da legislação sanitária em vigor, oferece treinamentos para os manipuladores e conta com profissionais especializados que irão dar todo suporte nas questões relacionadas à manipulação, higiene e estrutura do estabelecimento.

          O trabalho de uma consultoria em nutrição visando a qualidade, pode ser considerado um fator de grande importância na área alimentícia, visto que contribui para a competitividade das empresas e, mesmo, sua sobrevivência no mercado consumidor, pois as exigências dos consumidores estão cada vez maiores.

Fontes consultadas:
Food Service News: São Paulo, a capital das pizzarias.
Secretaria da Saúde do Estado de São Paulo, 28/outubro/2008: Pizzarias são as campeãs da falta de higiene em SP.

Fonte: Fonte: Michelle Araújo Fernandes, nutricionista pós graduada em nutrição clínica

 
Outros artigos: